16th ESSKA Congress em Amsterdão

Tópicos em 'Um Congresso, uma história' iniciados por FisioZone, 27 May 2014.

  1. FisioZone

    FisioZone Administrador

    [​IMG]

    O 16º Congresso Bianual da European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy decorreu de 14 a 17 de Maio em Amesterdão, e contou com 3400 participantes de mais de 85 países diferentes.

    O programa científico foi irrepreensível e abrangendo todas as áreas da ortopedia, podendo agradar a todos os gostos. De destacar a participação dos portugueses, mais particularmente a comunicação do Prof. Dr. Espregueira Mendes (Atual Presidente da ESSKA) a qual obteve uma ovação em pé; ainda de destacar a comunicação do Prof. Dr. Rui Reis, Diretor do Grupo de Investigação 3B's.

    Programa científico completo em: http://esska-congress.org/esska2014/congress/Scientific_Programme.php



    Relativamente à área da Fisioterapia, também com um programa espantoso, o qual esteve ao nível do restante congresso. Das 7 salas disponíveis, a sala "Emerald" era dedicada à Fisioterapia.


    As mesas contaram com alguns dos melhores preletores a nível mundial, dos quais destaco:

    - Rober van Cingel, com uma palestra sobre plasticidade sobre o sistema do controlo motor e a sua implicação na reabilitação ortopédica;

    - Mario Bizzini, que abordou os aspetos biomecânicos sobre a reabilitação patelofemoral;

    - Jo Gibson, que explorou os aspetos da reabilitação do ombro após cirurgia de estabilização;

    - Ann Cools, que transmitiu a sua experiência na prevenção de lesões em atletas overhead;

    - Dela Villa, que falou sobre a reabilitação do LCA em futebolistas;

    - Lynn Snyder-Mackler, que fez um overview sobre as controvérsias na lesão agudo do LCA;


    Ainda de destacar a qualidade dos mais variados workshops de Fisioterapia, realçando o reabilitação de lesões nos isquiotibiais (Askling), avaliação de lesões do ombro em atletas overhead (Ann Cools e Maenhout) e uma bateria de testes para o core abdominal (Habets).

    O programa completo de Fisioterapia poderá se visualizado em: http://esska-congress.org/esska2014/ESSKA14_PT_Programme.pdf


    [​IMG] Para além de todas estas palestras e workshops, ainda havia a oportunidade de visualizar-se os posters científicos, dos quais também houve a participação de alguns portugueses: http://esska-congress.org/esska2014/congress/ESSKA14_Posterexhibition.pdf

    Em suma, este foi um congresso excepcional ao nível da Ortopedia, Astroscopia e Fisioterapia Ortopédica, o qual aconselho a todos os Fisioterapeutas que queiram envergar por esta área. É, sem dúvida, um dos melhores ao nível mundial, em que as palestras trazem a melhor e a mais recente evidência científica.

    O próximo será em Barcelona a 4-7 de Maio de 2016. Valerá, de certeza, marcar data no calendário para participar.


    Renato Andrade
    Last edited: 27 May 2014

Partilhar esta página