Crónicas de um encontro: ENEFT’14

Tópicos em 'Um Congresso, uma história' iniciados por FisioZone, 1 Jun 2014.

  1. FisioZone

    FisioZone Administrador

    Sexta-feira, 11 de Março de 2014: Estávamos já a ultimar os pormenores para a receção aos estudantes de Fisioterapia que quiseram vir ter connosco ao Parque de Campismo do Furadouro para 4 dias de cultura, aprendizagem, conhecimento, partilha de experiências, novas amizades e muita diversão. Preparámos tudo para que nada faltasse aos nossos colegas estudantes de outras escolas do país. Se é um encontro nacional, que venham todos.

    Bem, chegaram os primeiros: são estudantes da Universidade Atlântica, têm o prémio da pontualidade, chegaram antes da hora do check-in! Muitos dos quais já estiveram connosco no ENEFt’13, mas são acompanhados também por alguns novos nestas andanças. É exatamente o nosso objectivo, que a cada ano o ENEFt volte a ganhar a fama, e que quem vem uma vez, queira voltar e partilhar com os colegas este mundo de alunos de Fisioterapia e jovens fisios unidos por uns dias.
    [​IMG]

    Durante a tarde não pararam de chegar ao parque os estudantes de Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Porto, Setúbal. Conseguimos chegar a mais escolas, de 11 em 2013 passámos a 14 este ano. Significa que, com este reacender do encontro, conseguimos que a notícia chegasse a quase todos os alunos. Para o ano, não haverá quem não tenha ouvido falar do grande ENEFt’14.

    Ponto de partida: cerca de 200 alunos de 14 escolas reunidos num excelente espaço (nota muito positiva para o Parque de Campismo do Furadouro), com um grande recinto montado e o sol a brilhar!

    O primeiro dia foi um dia de receção, com os vários grupos, a montar os seus acampamentos. A primeira noite na tenda noturna foi uma grande noite, com DJ’s Fisioterapeutas a mostrar a sua arte e grandes partidas de BeerPong.

    O segundo dia começou com os torneios de Futebol e Voleibol! O facto de a noite ter sido comprida não impediu que à hora combinada para estar no ponto de encontro, todos estivessem a sair à pressa das tendas para ir mostrar que até no desporto a sua escola é que é a melhor!
    [​IMG]

    Depois de almoço seguiram-se as palestras, tal como no Domingo, onde se reuniram os temas de Saúde na Mulher, Fisioterapia em Portugal, Fisioterapia no Desporto de Alta Competição, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia em Neurologia e Abordagens Específicas em Fisioterapia.
    [​IMG]

    No final de cada dia (e não fôssemos especialistas no movimento!) houve aulas de grupo (Zumba e BodyCombat) para desmoer os encurtamentos de estarmos sentados, por muito boas que todas as palestras tenham sido!

    Na segunda-feira, último dia, tivemos os Fisio Sem Fronteiras, composto por vários desafios que deram para rir um bom bocado e descontrair, num autêntico espírito de companheirismo e amizade.

    Seguiram-se os workshops e a última noite, com um banquete à moda de “Asterix e Obelix”: um porco no espeto para todos os fisios participantes! A noite seguiu na tenda noturna, e muitos foram os abraços que se trocaram entre pessoas que 3 dias antes eram desconhecidas e agora são amigos e colegas para a vida! A meio da noite revelámos uma das notícias mais importantes para o futuro do Encontro: após a ponderação das candidaturas recebidas, a organização do ENEFt’15 será ESTSP com ESSLei ! E a noite continuou fortíssima, assim como as emoções que a caracterizaram, pois a verdade é que foi um grande evento!
    [​IMG]

    Fomos 200. Poderiamos ser mais? Claro, mas lá chegaremos! Certo é que os 200 que estiveram presentes não falaram de outra coisa nos dias seguintes: de como tinham adorado a experiência e como gostavam de a repetir. A organização conjunta de ESSUA/ESTSP chorava por ter terminado o ENEFt’14 em grande. Já pareciam amigos de longa data.
    [​IMG]

    Estes relatos mostram que só perde quem não vai ao Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia! E que no ENEFt’15 nos reunamos todos, estudantes de Fisioterapia e Jovens Fisioterapeutas, para sermos mais e de mais escolas a fazer deste O MAIOR EVENTO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DE PORTUGAL!

    A organização ENEFt’14

Partilhar esta página